domingo, 20 de fevereiro de 2011

O DESAFIO DE MISSÕES


“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” At 1.8
Neste verso encontramos condensado o plano de Deus para a Igreja.
1. “…recebereis poder…”
Missões começa no poder do Espírito Santo. É Ele o chefe de missões, porque é quem dirige, motiva, impulsiona e leva a igreja a cumprir a sua tarefa missionária. Algumas igrejas dizem que têm o poder do Espírito Santo, mas não têm visão missionária, o que é impossível, porque se de fato tivessem poder, automaticamente teriam visão missionária. Outras querem fazer missões sem o poder do Espírito Santo, e o resultado é um fracasso total.
Se olharmos para a história da Igreja, veremos que todas as vezes que houve um derramamento do Espírito Santo, o resultado final foi um grande movimento de missões mundiais.
O resultado do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste foi a salvação de quase três mil almas (At 2.41), mais adiante cerca de cinco mil (At 4.4); depois disso houve um grande movimento missionário.
2. “… e sereis minhas testemunhas..”
O resultado de uma vida cheia do Espírito Santo é o testemunho. O crente que se apropria do poder do Espírito Santo, pela fé, sente-se motivado a falar de Jesus Cristo aos outros, e o faz de forma natural.
Jesus Cristo chama-nos a sermos testemunhas. Jesus quer que sejamos testemunhas do Ele fez e está fazendo por nós e em nós. Se Cristo fez e está fazendo algo em nossa vida, temos algo para testemunhar, porém se Cristo não fez nem está fazendo nada em nós, não temos nada para testemunhar.
3. Locais para o testemunho
a) Jerusalém
Jerusalém era a cidade onde os discípulos estavam quando receberam esta ordem. A nossa Jerusalém deve ser a cidade onde vivemos, nos reunimos como igreja e recebemos as bênçãos de Deus. Portanto, devemos ser testemunhas em nossa cidade, no trabalho, na escola, na vizinhança, na rua, enfim fazendo tudo para que Cristo seja conhecido na nossa Jerusalém.
b) Judéia
Judéia era a província que tinha Jerusalém como capital. Quando Cristo diz que devemos ser testemunhas em toda a Judéia, Ele quer que evangelizemos nosso estado.
c) Samaria
Samaria era uma região mais afastada, com conotações transculturais. A nossa Samaria é o Brasil.
d) Confins da terra
Jesus quer que sejamos suas testemunhas em todas as nações da terra. A visão de Deus é implantar Seu reino em todas as tribos, povos, línguas e nações (Ap 5.9).
4. Quando testemunhar? Hoje e agora
Alguns têm uma visão errada da obra e tarefa da igreja. A visão de Deus é que sejamos testemunha de Cristo em Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra ao mesmo tempo. Alguns planejavam evangelizar primeiro a cidade ou país, para depois pensarem em missões mundiais. Devemos evangelizar os quatro locais ao mesmo tempo. No original grego, a palavra correspondente a tanto em é te, que quer dizer “ambas”; daí a idéia de simultaneidade. Devemos, portanto ser testemunhas na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país e no mundo, ao mesmo tempo!
5. Como testemunhar ao mesmo tempo em Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra
a) Indo – Se você é crente deve ser um missionário. Você será um missionário aqui em Jerusalém ou em outras partes. A ordem foi dada para todos os crentes: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16.15.
b) Orando – Atraves da oração podemo ser testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e no mundo todo. Podemos penetrar em países, reinos, nações e povos e alcançá-los através da oração.
c) Contribundo – Através de nossas ofertas, podemos testemunhar em nossa cidade, estado, país e no mundo todo, porque ela será utilizada para envio e sustendo de missionários.  Alguns crentes dizem ser consagrados, mas o bolso não está consagrado. Outros dizem que têm fogo no coração, mas o bolso está congelado. Se amamos a Deus, se obedecemos a Cristo, se amamos as almas perdidas, devemos contribuir liberalmente para o sustento de missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR SUA VISITA, VOLTE LOGO!!

free counters